Agência WebDreams - Desenvolvimento de sites Londrina/Manaus

Agência WebDreams - Desenvolvimento de sites Londrina/Manaus
Design, Websites, 3D, SEO

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Brasileiro faz Siri, do iPhone 4S, "entender" português

Um dos problemas do Siri, do iPhone 4S, é que, ainda que ele fale e entenda três línguas, nenhuma delas é o português. Pedro Franceschi, um carioca de 15 anos, não aceitou esta limitação e pôs-se a trabalhar para fazer o Siri ao menos entender o que a gente fala. E ele conseguiu!
Com a ajuda de dois amigos, ele basicamente criou um desvio enorme e engenhoso. O primeiro passo foi fazer o iPhone entender o PT-BR, e para isso ele aproveitou o Dragon Dictation, um app que reconhece muito bem a fala em português e é da Nuance, que provê a tecnologia do Siri. O mesmo app, com um bocado de engenharia reversa, era capaz de pegar o conteúdo escrito em português, passar para inglês e criar um arquivo de áudio em inglês (lendo o texto). Através de uma interface para Mac, chamada SiriProxy, foi possível acessar os servidores do Siri com este novo arquivo de áudio. Como o caminho é bem mais longo, há um certo delay entre o que ele fala e a resposta (como você pode observar na parte acelerada do vídeo), mas o resultado é animador: o Siri entendeu a pergunta e respondeu, em texto, em português — a fala permanece em inglês.
A conclusão do Pedro é que a Apple já tem a tecnologia para fazer o Siri funcionar em português, mas decidiu por algum motivo não incluí-la nesta primeira fase do Beta — ela nem é mencionada como línguas garantidas para 2012. Há outras razões para o atraso também: o Siri é tão esperto por usar bastante informações diretamente do Wolfram Alpha ou do Yelp(para recomendações de restaurante, por exemplo), e esse banco de dados por enquanto basicamente não tem informações relevantes em português, o que diminuiria a funcionalidade do recurso. Pelo que o Pedro demonstrou, aparentemente o Siri já pode ser usado no mínimo para coisas mais básicas (como clima, calendário e outras tarefas do próprio celular) em português, mas ainda demora para ele virar um assistente de verdade e a Apple vender isso em suas campanhas de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário