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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Google+ passa a permitir uso de apelidos

A rede social vai aceitar que os internautas anexem apelidos aos seus nomes verdadeiros e usem pseudônimos em casos específicos. Veja quais são.

A Google vai aliviar a política do uso de nomes verdadeiros no serviço Google+, passando a permitir que os membros existentes anexem um apelido ao seu nome de perfil. Já os novos usuários poderão usar apenas o pseudômino na hora da inscrição, desde que ele já tenha sido usado por essa pessoa em outros sites e redes sociais.

Até agora os internautas precisam usar nomes verdadeiros e simples no Google+, uma política criticada por aqueles que acreditam que deve ser permitido o uso de pseudônimos que mascarem a identidade dos usuários por questões de segurança, como no caso de dissidentes políticos ou vítimas de maus-tratos.

A Google deve liberar o novo recurso na próxima semana. Se os internautas resolverem adotar um nome alternativo, ele será adicionado ao nome real previamente já registrado em sua conta.

Os novos usuários do Google+ poderão escolher apenas um pseudônimo para um nome, desde que o apelido já tenha sido usado em outros sites anteriormente, como em um blog ou uma conta em mídia social, como Twitter e Flickr, disse a empresa em uma postagem em seu blog.

A Google vai aceitar também nomes "não convencionais", se a pessoa apresentar provas de que o nome em questão é uma identidade estabelecida, com amostras de publicações de mídia de impressa ou cópias de documentação oficial, como uma carteira de motorista.

A Google está confiante de que, dessa forma, vai resolver os problemas com a maioria das pessoas descontente com a política de nomes verdadeiros. Essas pessoas, segundo a empresa, já são uma minoria muito pequena entre os usuários do Google+.

"A grande maioria dos usuários aprova o nosso processo de inscrição - na verdade, apenas cerca de 0,1%  reclama sobre os nomes", escreveu o vice-presidente do Google+, Bradley Horowitz, em seu blog na última segunda-feira.

Cerca de 60% das "reclamações sobre nomes" foram de pessoas que desejavam anexar um apelido ao seu nome verdadeiro, enquanto outros 20% queriam usar um pseudônimo ou nomes "não convencionais", de acordo com Horowitz. O restante é a soma de solicitações errantes de empresas, que já têm um tipo especial de perfil que podem configurar para suas marcas.

"Hoje temos o prazer de  estar lançando recursos que irão identificar e remediar a maioria dessas questões. Para ser claro, nosso trabalho aqui não está terminado, mas eu estou realmente contente por estar entregando aos internautas o que é um marco em nossa jornada", disse ele.

O anúncio da última segunda-feira não vai resolver a controvérsia nomes verdadeiros em sua totalidade, porque não permite a criação de uma conta com um pseudônimo qualquer, mas traz um pouco de flexibilidade às políticas originais da empresa.

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