O Google se deu um último presente de Natal no ano passado: adquiriu 217 patentes da IBM, segundo informações dessa terça-feira do Mashable. Os registros incluem tecnologias de gerenciamento de e-mails e transferência de apps entre dispositivos, entre outros, mas o tópico que mais chama a atenção é um que diz respeito a redes sociais, o que poderia significar novas ferramentas ao Google+.
A patente número 7.865.592 refere-se ao "uso de redes semânticas para desenvolver uma rede social", segundo a descrição oficial. Os detalhes indicam como seria possível ajudar usuários a encontrar "experts" ou pessoas com seus mesmos interesses em assuntos específicos. "Um método, aparato ou programa é destinado a identificar interesses em comum entre usuários de uma rede de comunicações", descreve o sumário da patente.
O texto também diz que os interesses dos usuários "podem ser determinados, por exemplo, a partir do cálculo da razão entre o número de palavras de um conteúdo e o tempo gasto visualizando o conteúdo". Na prática, isso significa que seria possível buscar usuários não apenas pelo que descrevem como sendo seus interesses, mas a partir do que sua atividade social - como links compartilhados - indica que sejam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário