Astrônomos sempre especularam como seriam as imagens de uma estrela em seus momentos finais, quando está morrendo. Pois a NASA conseguiu capturar uma fotografia que mostra esse acontecimento em detalhes nunca antes vistos.
A estrela em questão é a maior entre os dois astros do sistema binário de Eta Carinae. E apesar de ela ainda não estar morta, este pode ser o último gemido de uma estrela que vem “sofrendo” desde o século dezenove.
Isso porque segundo a própria NASA, astrônomos já haviam identificado outros acontecimentos neste mesmo corpo-celeste, entretanto, não contavam com equipamentos para realizar qualquer tipo de observação mais criteriosa cerca de 150 anos atrás.
Esta fotografia impressionante (imagine a força imensurável dessa explosão) é a captura com melhor definição deste tipo de evento já realizada pela NASA. A imagem foi conseguida graças a uma câmera especial de alta resolução do Hubble.
Entre os detalhes que podem ser percebidos, a falta de um padrão mais uniforme no material expelido pela estrela e o formato de um gigantesco altere. Clique aqui para conferir a imagem em tamanho maior diretamente no Flickr oficial da NASA.
Fonte: Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário